NOTÍCIAS

18/02/2015 14:46:16
TRAUMAS NA COLUNA
http://drauziovarella.com.br/destaque2/traumas-na-coluna/

 Dr. Osmar José Santos de Moraes é médico neurocirurgião, responsável pelo Setor de Diretrizes e Condutas da Sociedade Brasileira de Patologia da Coluna Vertebral e membro do corpo clínico do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo (SP).A+a-

Imprimir
A coluna vertebral é composta por 33 vértebras: sete cervicais (C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7), doze torácicas que vão de T1 até T12, cinco lombares (L1, L2, L3, L4, L5), cinco sacrais soldadas formando o osso sacro e quatro coccígeas, que se fundem formando o cóccix. As vértebras são unidas por vários ligamentos e entre uma e outra existe um disco cartilaginoso semelhante a um anel cuja função é reduzir o impacto.
 
Pelo canal existente no interior das vértebras, passa a medula nervosa ou medula espinhal que transporta os comandos emitidos pelo cérebro para todos os órgãos e músculos do corpo.
 
Um trauma na coluna pode provocar a fratura de uma vértebra e, consequentemente, lesões na medula espinhal. Quanto mais alta for a lesão, danos mais graves trará para o indivíduo.
 
Infelizmente, traumas de coluna vertebral ocorrem com muita frequência. Na maior parte das vezes, causados por acidentes de trânsito, quedas de lajes, mergulhos em águas rasas e ferimentos com arma de fogo, são responsáveis por grande sofrimento pessoal e dramas familiares muito graves. Em geral, as vítimas são jovens, em plena fase produtiva, dependem de tratamentos intensivos nem sempre disponíveis e que representam custo alto para o País.
Outras Artigos Médicos

PARCEIROS